• Inverno  2019

BLOG

PEDALANDO EM GRANDE ESTILO.

Publicado em 20/04/2019



calçados noroeste - PEDALANDO EM GRANDE ESTILO. -
 

Há quem pense que a roupa de ciclismo é somente um item visual, mas não é nada disso. Estamos falando de proteção! Isso mesmo. Além da modernidade e design que essas roupas trazem, um item que não se deve deixar de lado é o conforto.
Claro que o que chama mais atenção nesse tipo de look são as cores vibrantes, mas além disso o quesito conforto deve ser primordial na escolha da peça, ajudando assim a prevenir vários problemas que você eventualmente teria desde queimaduras até lesões se não estivesse usando a roupa certa.
Para garantir o máximo desempenho dos ciclistas durante uma prova, muita tecnologia é investida neste segmento. E claro que quem ganha com isso somos nós consumidores.
Para você que está pensando em iniciar umas pedaladas sem compromisso, ou para você que adora esse esporte, então fica com a gente, que vamos te mostrar os benefícios da escolha correta e claro os benefícios da utilização desse equipamento.
Para você que tem dúvida sobre o design justo, se é o correto ou não, não tenha mais dúvida: é a melhor opção para quem quer sair pedalando por aí, pois, ele proporciona muito mais liberdade de movimento em cima da bike além de contar com os benefícios aerodinâmicos.
Alguns modelos de camisas geralmente possuem bolsos na parte traseira com a serventia de poderem levar alguns objetos pequenos, como documentos, chaves, alimentos etc. Alguns modelos possuem zíper frontal ou até na metade do peito para auxiliar na ventilação e na colocação da peça.
Não estranhe se essas peças vierem com faixas de silicone nas barras e nas mangas, elas servem para auxiliar na fixação evitando que se desgrudem do corpo atrapalhando assim os movimentos.
Já a bermuda possui tipos variados de forros acolchoados, com espuma simples e de variadas densidades ou gel, oferecendo assim uma proteção às partes íntimas do corpo, auxiliando no conforto ao pedalar.
Existe muitas dúvidas sobre utilizar ou não roupa íntima por baixo da roupa de ciclismo, e a resposta é que não se deve utilizar roupas íntimas por baixo, uma vez que o atrito desta com a sua pele, causará muito desconforto e essas peças já foram criadas exatamente para serem usadas dessa forma.
O tecido utilizado na confecção das roupas para ciclismo deve oferecer rápida evaporação de suor, sendo bem leve para não causar atrito com a pele.
Alguns modelos oferecem ação térmica, mantendo a temperatura corporal para um pedal frio por exemplo. Outros ainda oferecem ação antibacteriana, inibindo assim a proliferação das bactérias principalmente causadoras do mau cheiro, acarretando riscos à saúde.
Muitos modelos apresentam proteção contra queimaduras solares com proteção UV. Além da proteção contra cortes em planas e objetos cortantes.
Tome um certo cuidado na escolha das roupas, elas não podem ficar nem muito justas nem muito largas ficando suficientemente confortável.
A padronagem para o feminino e masculino é totalmente diferente, então fique atenta não somente no corte da peça, mas também no forro acolchoado para não fazer a compra errada.
Você não deve escolher a roupa apenas pelo design, mas pelo que ela tem a te oferecer!
Claro que isso nós nem precisamos lembrar, pois, quando você ficar 4 ou 6 horas pedalando vai se lembrar do quesito CONFORTO. Todo ciclista divide espaço com veículos e necessita ser notado para sua própria proteção. Devido a isso não tenha medo de escolher aquele look bem chamativo com detalhes refletivos.
O investimento na compra de um item de ciclismo vale a pena pois ele te poupará de dores de cabeça maiores devido à escolha errada, auxiliando assim no máximo desempenho do pedal.
Um pensamento errado é achar que podemos usar qualquer tipo de roupas para pedalar, mas não é bem assim que funciona.
Não fazemos ideia da devida importância que uma roupa de ciclismo tem até começarmos a usar e sentir na pele o desconforto por não estarmos devidamente aparatos para a prática deste esporte.
Para quem é profissional da área como ciclistas de alta performance, buscam se aprimorar e baixar cada vez mais seu tempo em treinos e provas e para que isso aconteça utilizam exatamente roupas leves e com maior aerodinâmica.
As roupas são confeccionadas para ambos ciclistas sejam amadores ou profissionais, estando cada vez mais perto dos consumidores.
Evite fazer a primeira compra de um item desses pela internet, o ideal é provar e ver o ajuste no corpo, conhecer o tecido e ver se não fica nem muito curta nem muito comprida.
Uma dica de moda utilizada entre os ciclistas é combinar a cor da roupa com a cor da bike e capacete. Mas não precisa se apegar a isso como uma regra, é apenas uma dica para você ficar por dentro do mundo das bikes.
Quando for provar uma camisa por exemplo, faça alguns movimentos com os braços para ver se o tecido te dá a devida liberdade de movimento.
A maioria das roupas de ciclista é confeccionada em Lycra, Poliamida, Poliéster, Dry-Fit etc, por trazerem em si micro furos que proporcionam a secagem rápida quando você pega uma chuva de repente, ou quando fica encharcado de suor. Isso faz com que você consiga manter a temperatura equilibrada do seu corpo seja em dias de calor ou frio.
As camisas de manga longa são uma ótima opção para quem tem a pele sensível ou para se proteger apenas do sol.
E as bermudas trazem o mesmo benefício em uma pedalada? Sabe aquela dor nos glúteos indesejados que você sente ao ficar muito tempo sentada?
Com a bike não é diferente, ainda mais se escolher o selim (banco da bike) errado, unido à escolha errada da bermuda.
Por isso a importância de comprar a bermuda certa com a devida proteção no assento.
Não se esqueça das luvas para proteção das mãos!
As roupas possuem tecidos antibacterianas, mas necessitam que sejam lavadas logo após o uso.
Agora que as dicas foram dadas e vocês já estão a par das melhores opções a serem escolhidas. Bora pegar uma bike e sair em grande estilo pedalando por aí!

 

Texto: Michele Junqueira – Designer de Moda da Noroeste - @michele_junqueiradesigner

 

Veja todos os posts
 
Aproveite e confira nossas novidades