• Primavera 2018

BLOG

Estampa xadrez: aposta certa para o inverno!

Publicado em 28/08/2018



calçados noroeste - Estampa xadrez: aposta certa para o inverno! -
 

Quem nunca usou xadrez, que atire a primeira pedra, presente na imensa maioria dos guarda-roupas ele é um fenômeno no universo da moda.  Evidências apontam que a padronagem tenha sido usada muitos séculos antes, de acordo com o historiador têxtil E. J. W. Barber, os celtas já usavam a padronagem em suas vestimentas. Por volta de 1703, os clãs passaram a empregar a estampa xadrez, para distinguir as suas famílias. Cada uma delas criou o seu tartã (tecido de lã de trama fechada, gramatura leve e padrões opostos) para diferentes ocasiões, celebrações, caçar, trabalhar e até mesmo para namorar.

A partir da Segunda Guerra Mundial, Coco Chanel a famosa estilista que viria revolucionar a moda, foi quem trouxe o tartã para o uso mais popular, quando passou a fazer parte de roupas elegantes e confortáveis no guarda-roupa feminino. Na década de 70, com o surgimento dos punks o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais. A tradição diante desse traje é tão forte, que se perpetuou ao longo dos séculos e inspirou não só o povo gaélico, mas também o universo da moda. A estampa xadrez é sem dúvidas uma das mais famosas do mundo e junto da estética da peça em questão, já foi tema de coleção de diversos estilistas.

A dica é bem simples. A calça é de cintura alta? Põe a camisa para dentro, se você quiser alongar as pernas. Quer um look com camisa xadrez feminina para fora? Nada impede. A camisa xadrez vai bem com shorts, calça reta, skinny, legging e saias. Quem pensa que o xadrez não é aliado dos looks mais sofisticados, está super enganado. Basta combinar a estampa com peças mais sóbrias, como calças de couro, jaquetas, blazers, até mesmo, o bom e clássico scarpin em verniz que deixará o look fashion. Usar a camisa fechada por baixo do suéter é outra opção elegante, criando um visual com sobreposição. Nesse caso, o xadrez surge como um detalhe, deixando a produção discreta. Se a sua intenção é um look cool, a dica é investir nas peças de alfaiataria. Aposte em alfaiataria, itens mais polidos ou combine a peça estampada com outras que sejam elegantes e básica.

Garanta já sua peça em xadrez, é um clássico que sabendo usá-lo fica um charme em qualquer produção.

 

Vem pra Noroeste! 

Texto: Marketing Noroeste -@vempranoroeste

Veja todos os posts
 
Aproveite e confira nossas novidades